segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Palavras Proibidas

Desde pequenos que somos habituados e ensinados a não dizer, a omitir algumas opiniões…
Depois quando crescemos, começamos a compreender que existem coisas que não podem ser ditas! Outras vezes aprende-mos isso mesmo depois de sofrermos as consequências que advêm do facto de se ter dito as tais “palavras proibidas”. E ao longo do tempo torna-se mecânico, pensar, pensar em dizer, pensar melhor, não dizer… Há sempre aqueles que dizem muitas palavras proibidas sem pensar… E então mais tarde sofrem, não por terem dito o que disseram, mas sim por se sentirem mal com eles próprios… pois não foi assim que foram ensinados!!!
Penso que em todas as fases da nossa vida, e em todas as situações que nos marcam existem palavras proibidas!!! A vontade de as dizer permanece dentro de cada um… mas vai morrendo ao longo do tempo! Nascem, para morrerem tempos depois…
E elas andam por todo lado… em relações de amizade, em relações amorosas, em relações laborais, em relação a nossa opinião de nós próprios… e ate em ralação ao modo como descreve-mos o nosso feitio aos outros! Omitimos as palavras proibidas simplesmente porque… Porque é mais fácil viver com elas para nós…

2 comentários:

  1. tens uma certa razão no que escreves.....
    as palavras proibidas estão frequentemente inseridas na nossa vida.
    nos vamos aprendendo a não dize-las como a saber contornar as questões em que as devíamos dize-las,,,,pode nos custar esse silencio mas um dia mais tard poderemos agradecer por ter mos tados calados ou (como ja me aconteceu) arrepender de nao as ter dito na altura devida......este é o grande senão de não dizer algumas palavras....elas podem nos sair caras e como podem ser completament inuteis...não sabemos porque não dizemos....

    muita coisa eu gostaria ter dito...ms nao quis porque achei desnecessário ou inoprotono....talves hj m arrependa...nao sei....um dia saberei....ou então viverei com isso.......

    ResponderEliminar
  2. Já me ficaram muitas palavras atravessadas na língua....
    Muitas outras as disse, às vezes sem as pensar, e mal, outras mais certas que...na mouche!
    Consigo lembrar-me de duas ou três situações em que não as disse para não parecer mal...fiz mal!
    Independentemente de piorar ou não o que quer que fosse devia tê-lo dito.

    Há situações e situações. Há palavras certas para cada situação. Nem sempre as conseguimos encontrar na altura devida.
    Vai ser sempre assim, não há volta a dar.
    As opiniões, a forma como fomos educados. Tudo diverge , tudo é diferente. O que me choca a ti pode passar-te ao lado e vice-versa.

    Falar com pés e cabeça, mas falar acima de tudo.

    ResponderEliminar